fbpx
Menu
Dicas

Guia para noivas: Como organizar um casamento – Parte I

Resolvi escrever esse artigo de como organizar um casamento pra ajudar muitas noivas que sabem o que querem, mas não sabem por onde começar. Então vamos tentar trazer um pouquinho de luz pra essa cabecinha preocupada! =)

Primeiros passos para organizar um casamento

Os primeiros passos geralmente são os mais perdidos. Você ainda não sabe exatamente o que está fazendo e nem por onde começar.

Como vocês já passaram pelo tempo do noivado, o que é importante para o casal se preparar psicológica e financeiramente. Algumas coisas vocês já dever ter alinhado, como casar de dia ou de noite, em local aberto ou fechado, etc. Então isso muda um pouco o status de 0% para algumacoisa%. 😅 Saber o que vocês gostariam de ter, já é uma luz.

Agora, como vocês já se decidiram sobre algumas coisas como estilo, dia ou noite, etc, hora de organizar de verdade:

1. Organizar sozinhos ou contratar uma Assessora

Posso te garantir que é possível organizar um casamento sozinho, mas isso vai ser bem difícil se você nunca se casou ou se nunca esteve envolvida com planejamento de eventos.

Nesse caso, sugiro que vocês encontrem uma boa cerimonialista, ou assessora, isso vai facilitar e muito essa caminhada.

Quando digo boa, quero dizer alguém realmente preocupada com seu sonho, que entenda a sua necessidade, que se preocupe com o estilo do casal. Esses são pontos importantíssimos. Uma boa assessora se preocupa com mínimos detalhes não só com planejamento de horário, mas também mapas dos locais da cerimônia e festa, etc.

Ela também deverá ter uma boa lista de fornecedores para te apresentar e até mesmo te alertar de quais outros tem sua imagem manchada por serviços mal prestados. Ah e claro, vocês não são obrigados a fechar nada que alguém indicou e vocês não conhecem. A assessora está ali pra ajudar, mas a decisão não pode e nem deve sair dela.

Existem casos de assessoras e cerimonialistas que ganham uma comissão para indicar e até fechar alguns contratos para outros fornecedores do evento. Certifique-se que a sua não tem essa prática. Isso é ilegal e antiético. Mas falaremos disso em um próximo post.

Eu sempre fotografo com algumas das melhores assessoras da região de Americana e é visível a tranquilidade e cuidado que elas passam para os casais durante todo o evento, garantindo uma noite tranquila e com muita diversão.

2. Orçamentos são importantes

Sobre valores, o ideal é saber tudo que vocês querem, colocar em uma planilha e começar a juntar orçamentos, assim vocês saberão o que poderão e o que não poderão ter no grande dia.

Muitos sonham com um casamento grande, com muitos convidados, vestido do atelier mais caro da cidade, fornecedores mais badalados, mas calma lá… é melhor alinhar o seu orçamento com o seu sonho!  Com muita pesquisa, reuniões e dicas de amigos que já casaram, você verá que pode ter bons fornecedores e fazer uma festa dos sonhos sem gastar horrores.

Se você é daquelas que gosta de fazer muitas coisas a mão e tem muitas amigas que gostam de ajudar, melhor ainda. Vocês podem pesquisar como organizar um casamento com ideias de DIY no Pinterest e criar muitas coisas, abaixando ainda mais os custos.

3. Lista de convidados

Um tio que é casado, tem 3 filhos e cada filho tem uma namorada. Pronto! E assim sua lista já começa com 8 pessoas! Se vocês tem 3 tios desses, já tem uma média de 24 pessoas confirmadas na sua festa! hahaha Complica né? Por mais que você queira todo mundo na sua festa, quanto mais você conseguir enxugar a lista, melhor. Até porque o buffet é uma das partes mais caras.

Bom, a dica que sempre damos para os casais é: chame para sua festa somente as pessoas que você realmente quer ali! Pessoas que você vai ver nas suas fotos e no álbum depois de anos e não vai se arrepender de ter chamado. Claro que não tem como saber disso, mas se vocês conversarem e analisarem bem, com certeza vão chegar a um veredito.

Essa dica é valiosa, pois o número de convidados pode influenciar não só no local para o evento como também nos custos de buffet, doces, lembranças e etc.

4. Quais são, ou deveriam ser, os Primeiros Contratos?

A lista de contratos em um casamento pode variar de um evento para outro, mas há uma prioridade que é um senso comum no mercado de casamentos.

Entendemos que o local é importante, o buffet também e o DJ também é. Mas nada disso vai funcionar bem sem uma cerimonialista e muito menos será lembrado daqui a 10 anos sem um bom fotógrafo.

Então o nosso conselho é que sempre seja contratado, primeiramente, uma boa assessoria, ou cerimonialista. Eles te ajudarão com os futuros contratos e com dicas dos próximos passos. Eu tenho um vídeo no youtube falando sobre isso. Se você quiser assistir, é só clicar aqui!

Mas antes de fechar os contratos você precisa definir o estilo do casamento.

Igreja ou um salão com estilo mais tradicional? Um Mini Wedding com poucos convidados e tudo personalizado ou uma mega festa? Vai ser um casamento de dia, todo diferenciado? Um Destination Wedding? Ou um Elopement?

Pra cada estilo de casamento, existem diferentes abordagens e uma logística diferenciada de fornecedores também. Muda toda a forma de organização.

Quer casar na igreja? Então corre porque elas geralmente ficam sem data com menos de 2 anos de antecedência.

Praia? Existem centenas de praias lindas e você tem a difícil tarefa de escolher só uma.

Se vocês querem um destination wedding como o do Mike e da Nicole, talvez vocês terão que visitar locais fora da cidade, pensar e planejar a melhor não só a época, como também sempre pensar em clima, custos, se é alta temporada, transporte, etc.

Depois que isso tudo estiver definido, você já pode correr para os próximos profissionais:

• Fotografia e Filmagem

Estão aqui as únicas coisas que vocês terão para se lembrar desse seu grande dia. Entendeu agora porque consideramos como uma das 3 coisas mais importantes?

Daqui a 3 meses, pode ser que ainda se lembrem da comida. Daqui a 6 meses, da decoração e do lugar. Mas daqui a 15 anos, as únicas coisas que vocês terão em mãos serão as fotos e os vídeos. Por isso, não economizem nas únicas coisas que vocês terão pra toda vida!

Diferente do buffet, dos doces e de vários outros fornecedores, fotógrafos e filmmakers não conseguem atender mais de um casal por data. Pelo menos não os bons! Existem algumas empresas que trabalham com produção e acabam mandando uma equipe de profissionais para os casamentos. Uma decisão a se tomar é se é isso mesmo que vocês querem ou se preferem algo mais personalizado.

Nós por outro lado, fotografamos apenas dois casais por mês! Nos preocupamos demais com nossos casais e por isso número não é importante. Tudo é feito por nós e toda entrega passa pelas nossas mãos. Essa coisa de fotografar vários eventos por mês não faz o nosso estilo. Afinal, pra nós, fotografar casamento é mais do que um trabalho. Não vendemos produto, nós entregamos toda uma experiência fotográfica.

Profissionais assim tem a agenda cheia muito rápido.

• O Celebrante

Essa pessoa também é única. E mais do que só falar, ele também entrega toda a experiência do casamento.

Então corre logo atrás do seu celebrante e garanta a sua data.

E se você não sabe exatamente o que faz um Celebrante de Casamento, assiste o vídeo que eu fiz com meu amigo Danilo Sandes, Celebrante de Casamento e Juiz de Paz.

• Maquiador(a) e Cabelereiro(a)

Dá pra imaginar que maquidor(a) e cabelereiro(a) só fazem um evento por vez né?

Se você preza por uma boa make e um bom penteado, principalmente pra garantir boas fotos, corre e já fala com aquela pessoa que você tem em mente.

Ah, eu também escrevi um artigo com dicas sobre o melhor lugar para o making of da noiva. Corre lá dar uma lida. =)

4. Decoração do Casamento

Bom, pra poder ir falar com a sua decoradora, ou decoracor, o ideal é saber o estilo do seu casamento e mais importante ainda, é saber onde será o casamento.

Com certeza, ao falar com o pessoal da decoração, eles te mostrarão fotos com algumas ideias e podem até te ajudar a definir o estilo do casamento. Cores, flores e detalhes são as especialidades deles. E o melhor lugar pra tirar todas as dúvidas e criar algumas novas ideias é exatamente com esses profissionais.

E aí? Gostando?

Por enquanto é isso! Logo logo tem a parte II desse nosso guia! 😉

Abrir Whatsapp
Oi noiva? Tudo bem? Gostando das fotos? Espero que sim! 😊 Bom, fique a vontade pra conhecer mais o nosso trabalho, afinal você quer escolher o melhor fotógrafo né? E se quiser pedir um orçamento ou bater um papo, é só clicar aqui embaixo!