fbpx
Menu
Dicas

Casamento na igreja ou ao ar livre?

O sonho de muitas noivas é realizar o seu casamento na igreja. Caminhar no corredor, com todos seus amigos e familiares olhando, com um véu enorme esticado pelo tapete vermelho e de fundo a música que ela mesma escolheu. E lá, no final do corredor, na ponta do altar, o noivo com os olhos marejados, as mãos geladas e um pouco trêmulas, esperando por ela, tentando esconder o nervosismo sorrindo.

Para algumas noivas isso pode parecer clichê demais, mas posso te falar? O sentimento é indescritível. Principalmente se você é uma pessoa, digamos, ligada a religião. Seja ela católica ou protestante. Saber que todos estão ali por um momento único na sua vida, desejando e pedindo pelo melhor para você e para o seu cônjuge, é realmente emocionante.

Mas nos últimos anos temos visto que esse desejo tem dado lugar ao sonho de casar ao ar livre. Seja uma fazenda, ao lado de um lago ou debaixo de uma árvore enorme. E eu tenho fotografado muitos casamentos assim. De manhã, no meio da tarde ou a noite.

Para ajudar na sua escolha do local, temos algumas dicas:

Busque algo que vocês se identificam

Como eu disse antes, muitos casais são mais ligados a religião, não que isso seja um problema para quem faz cerimônia ao ar livre, mas por exemplo, se você é muito amigo de um padre e quer casar fora da igreja, saiba que padres não podem celebrar casamento fora da igreja, somente em casos muito específicos. Mas se você é protestante, sem problemas. É só falar com seu pastor que, provavelmente, ele pode realizar a sua cerimônia.

Então o primeiro ponto é buscar algo que seja de acordo com o que vocês, enquanto casal, sempre sonharam.

Orçamento

Bom, aqui começa a ficar diferente.

Se você se casar na igreja, certamente também terá que pensar em um local para a recepção. Se você casar em um local que já tem o salão para a recepção, que é o caso de muitos lugares, a preocupação diminui. Mas vale a pena conversar com a sua decoradora e até mesmo com a cerimonialista para ter algumas ideias a respeito de valores.

Em muitas igrejas, o valor para se realizar a cerimônia é bem alto e em muitos casos, pra não dizer todos, não estão inclusos nenhum tipo de decoração. Ou seja, vocês terão o gasto com decoração da igreja e com a decoração do salão de recepção. Pensando por outro lado, muitas fazendas, sítios ou locais para casamentos, já tem muita coisa inclusa, deixando somente alguns detalhes pro casal escolher conforme o gosto pessoal.

Caso vocês queiram algo mais reservado, é possível casar só na igreja. Sem festa. Claro, se vocês optarem por isso.

Praticidade

Pensando em deixar tudo mais fácil para sua família e para os convidados, analise o que será mais prático. Muitas vezes o salão para a recepção não é próximo a igreja, o que dificulta um pouco para os convidados se locomoverem. Mas claro que isso não deve e não pode ser um impedimento para vocês.

Outro ponto prático é a decoração. Como eu já disse, alguns locais para casamento já tem tudo pronto e vocês só cuidaram de alguns detalhes. Na igreja, existe a possibilidade de ter um casamento antes do seu, o que pode parecer chato, mas na verdade pode deixar tudo mais fácil, como por exemplo, a decoração. Vários casamentos que fotografamos na igreja, os noivos que fotografamos conversaram com os noivos do casamento anterior e chegaram em um consenso de usar a mesma decoração nos dois casamentos. Fácil e prático. Sem contar que dá pra economizar na decoração, já que o valor será dividido entre os 2 casais.

Você pode me perguntar: Nossa, mas minhas fotos não vão ficar iguaizinhas a da noiva anterior? Muito provavelmente não! Fotógrafos diferentes, visões diferentes. Ah, claro que você cuidou para escolher bem o seu profissional né? Se ainda não escolheu, você pode ler as nossas dicas de como escolher o fotógrafo para o seu casamento.

Beleza

Esse ponto tem seus altos e baixos. Assim como a igreja tem sua beleza própria, os locais próprios para casamento também tem a sua.

Por exemplo, nós fotógrafos, adoramos a luz natural. Nada mais perfeito do que a iluminação que o sol produz. O tom de pele, de cabelo, dos vestidos… tudo é melhor com iluminação natural. Não precisamos nos preocupar com flashs, tripés de luz, se a luz está boa no rosto do casal e etc. Na igreja tem esse agravante, a luz nem sempre é natural. Mas por outro lado, muitas igrejas tem lustres lindos, grandes, que dão um charme todo especial para a cerimônia.

Enquanto a cerimônia ao ar livre te dá fotos maravilhosas da natureza, um ar mais calmo, descontraído, com mais cara de liberdade, a igreja te dá fotos mais clássicas, com aquele toque de espiritualidade, casamento de princesa.

A decoração faz milagres. É possível mudar o ambiente com ela. Mas antes de qualquer coisa, fale com o pessoal da igreja, porque muitas igrejas tem certas restrições. E isso vale para músicas, roupas, convidados, fornecedores, etc. Portanto, se você vai casar na igreja, não esqueça de tirar todas as dúvidas sobre tudo o que você precisa saber para realizar essa cerimônia.

Conclusão

Esse post não é pra te falar qual local é mais bonito ou qual é o melhor lugar para se casar, mas sim pra te mostrar pontos positivos e negativos de se casar na igreja ou fora.

Como eu já disse, é muito pessoal. Cada casal tem sua história, de família e juntos. E isso vai influenciar muito na decisão.

Para ter mais liberdade, muitos casais escolhem casar ao ar livre. E alguns acabam buscando a benção do Padre ou do Pastor, antes ou depois da cerimônia.

Espero que eu tenha te dado pelo menos uma ideia de como é planejar casamentos em locais diferentes. Nunca deixe de falar com a sua cerimonialista/assessora e com a sua decoradora sobre ideias e dúvidas. Elas podem te ajudar muito.

E nós temos uma página de Perguntas Frequentes, caso você queira tirar algumas dúvidas. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

E se precisar de um profissional incrível para registrar de forma única, seja na igreja ou ao livre, o seu casamento, me chama pra marcarmos um café!

Gostou das dicas? Conhece mais alguém que vai casar? Então manda pra ela!

Abrir Whatsapp
Oi noiva? Tudo bem? Gostando das fotos? Espero que sim! 😊 Bom, fique a vontade pra conhecer mais o nosso trabalho, afinal você quer escolher o melhor fotógrafo né? E se quiser pedir um orçamento ou bater um papo, é só clicar aqui embaixo!